terça-feira, agosto 23, 2005

Histórias

Segundo S. Lucas (XXIV), quando os discípulos do Mestre, após a sua morte, o procuraram no sepulcro, deram com a lápide movida: Não estava lá o corpo do Senhor Jesus! Perplexos, encontraram dois homens com vestes resplandecentes que lhes disseram: "Porque buscais o vivente entre os mortos?"

Sem dúvida, os autores da Bíblia sabiam contar uma história: E logo a segunda melhor de sempre! Claro é que a primeira de todas se contou há quatrocentos anos certos pelo infinito Cervantes: "El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha".

12 comentários:

olga disse...

É a primeira melhor história porquê? Não há tanto sangue, drama, dor e até uma relacção pecaminosa como a existente na Biblia. Acho que não estás a ver bem!!

Francisco disse...

Apesar de estar de férias, tenho sempre tempo para deixar um pequeno comentário, no teu blog:

São livros diferentes. É como dizeres que preferes comer peixe a carne.

Cláudio disse...

Palavra de honra que não tinha dado pela diferença, Francisco! É que nas edições que possuo as encadernações são muito semelhantes! Ambas em capa azul, papel de arroz e estampadas a ouro marroquino!

Anónimo disse...

Pessoalmente, prefiro a Biblia, sem desmecerer as histórias de Don Quijote, grandiosas e envolventes. Mas como gosto mais de carne, vou votar na Bíblia.

Leonor

Anónimo disse...

Pessoalmente prefiro a Bíblia, sem desmerecer as histórias de Don Quijote, grandiosas e envolventes. Mas como gosto mais de carne, vou votor na Bíblia.

Leonor

Anónimo disse...

Pessoalmente prefiro a Bíblia, sem desmerecer as histórias de Don Quijote, grandiosas e envolventes. Mas como gosto mais de carne, vou votor na Bíblia.

Leonor

Cláudio disse...

Agradeço-te os teus 3 comentários, Leonor!

Anónimo disse...

Ambos os livros são fantásticos (no sentido de qualidade superior e no sentido borgiano). Pergunto-me quem assume o papel de Sancho na Bíblia?

Abraço,
Pedro Farinha

PS - Estive tentado a enviar este comentário três vezes só para aborrecer a Leonor.

mfc disse...

Porque raio é que o Cervantes não escreveu a Bíblia?!
Sempre era mais giro e de mais agradável leitura.

Francisco disse...

Caro Cláudio, com uma meia livraria em "casa", só tens essas edições antigas? Que prova de humildade...coisa quase bíblica.

Como ainda não li "El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha" e como também gosto da parte do apocalipse e génesis sigo-me pela Leonor: carne!!! mas com o acrescento: sangue!!!

Caro Farinha, o Sancho na Bíblia suspeito que seja o apóstolo João que era o discípulo mais querido de Jesus. Por isso foi o único a assistir à cruxificação.

Para além destes gracejos a Bíblia tem uma particularidade sobre o Don Quijote.
Como toda a linguagem escrita é simbólica e a Bíblia foi o primeiro livro com grande difusão, então serviu de base para o que foi escrito posteriormente. Ou seja muito do que aparece no "El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha" está relacionado com a Bíblia. Isto não inválida o que disse no primeiro comentário: são livros diferentes. Não se podem classificar a eito, nem dizer que um é melhor que o outro.

Cláudio disse...

É simbólica dizes tu! Tudo o que está no Santo Livro é verdade! Ímpio!

Francisco disse...

Nem tudo o que está escrito é verdade...