domingo, outubro 09, 2005

Apuramentos

Ontem, a Selecção Nacional do Jogo do Futebol conseguiu apurar-se para o Campeonato do Mundo a realizar na Grande Alemanha no próximo ano! Razão cheia para folguedos, arrombas e foguetório, risos incontidos, esvaziamento de pipas, enxamerdeamento das ruas do Bairro Alto! Mas nada disso aconteceu!

Os foguetes ficaram em terra, o folguedo deu lugar à ansiedade e ficaram as pipas a meio. Pelas ruas do Bairro Alto, os olhos dos goliardos fixavam-se no pavimento das ruas, estranhamente impoluto. Na Rua da Rosa, nem um copo de plástico no chão. Na do Diário de Notícias, nem o mais leve aroma de urina, mesmo os jorros amarelos, fulgurantes e sulfúricos, pararam na Rua do Norte: Angola também se apurara para o Mundial!

Recordados do jogo amigável de há um par de anos, os lusitanos temem agora pela vida dos seus melhores jogadores de Futebol! Ansiosos, aguardam o sorteio dos grupos que, num dia aziago, poderão ditar a sentença letal a Figo e companhia. Calhem os palancas aos herdeiros dos magriços e, é sabido, jorrará sangue da indómita e cavalheiresca pátria de Pessoa e de El Rei Dom João II.

O mostrengo que está no fim do mar fará das dele, assim apanhe, incautos, os da Lusitânia. Espero, no entanto, que se necessário for, por três que sejam as vezes que se soltem as mãos do nosso homem do leme, por outras três as reprenda. E que diga, mesmo tremendo, quem ele é, e quem nele manda.

1 comentário:

Bina Ladina disse...

Mas afinal... Quem manda mesmo?
Eu andei pelas ruas de Lisboa no Sábado e senti que corria um vento agreste.
O vento da vitória da seleção de Angola e sua trupe.
Não sei se concordas mas, aquela trupe toda vitoriosa impõe respeito e limpa os bolsos aos que passavam à sua frente felizes pela vitória da nossa seleção.
Não é boato nem rumor.
Eu vi acontecer e ainda bem que tenho pernas porque já basta um assalto este ano :(
Mas volto a perguntar - Quem manda em quem??