terça-feira, novembro 15, 2005

O Conhecimento

Porque razão nos dá o conhecimento, ainda que incompleto e canhestro, tanta alegria? Existirá algo melhor que compreender, que sentir o clarão que o saber sempre acende nas nossas almas? E porque será que tantos elogiam a ignorância? Ter-se-ão esquecido da magia da aprendizagem, da vertigem da descoberta?

Assustar-se-ão com o estatuto de neófito, de ignorante, de derrotado? Como, se a mim nada me entusiasma mais que descobrir-me numa sala onde sou eu o menos sabedor e logo o que tem mais a aprender? Não rejuvenescemos todos quando começamos algo de novo? Qual será a sinistra razão que senta agora milhões de portugueses em frente ao aparelho de televisão onde apenas lhes é dado o que já sabiam: Que o Francisco José traíu a Jocimara e que a Neide afinal é filha do Coronel?

8 comentários:

spirito disse...

Porque sempre anseiam ser surpreendidos, como quando se soube que o Neílton era afinal filho da Jocimara e de seu Seco Camaré.

Assumir a ignorância é difícil e eu só sei que nada sei porque outro antes o soube antes de mim.

Não deseperes. Um abraço!

Anónimo disse...

A Neide é filha do Coronel!!!??? Essa é boa!! Estava tão londe de imaginar isso como de regressar de vez a Portugal!

Um abraço,
Pedro Farinha

Anónimo disse...

Qual Coronel, o bom, ou o mau? Se for o bonzinho a filha de sangue chama-se Dalva e a adoptiva é a Creusa.
O Coronel mau tem uma filha chamada Porcina e um filho que é o Dorival. Não sei onde foi buscar os nomes que menciona para essa figura histórica do Coronel da "escrava Laura".
Tenha juizo

Wilva

Bina Ladina disse...

Nada pior que ser auele que não sabe!
A posição do que ignora os factos é muito cruel.
Depois existem aqueles que preferem não querer saber: dá trabalho e não vale a pena!!!

Ultimamente tenho pensado na ignorância. Como é bom desconhecer o mundo que nos rodeia. Bom e simples.
E aquela resignação beata de se satisfazer com a resposta - É um mistério de Deus!

Não me contento com a resposta rápida e muito menos com mistérios!Se é mistério eu quero descobrir!!!

MRF disse...

Acho que as pessoas não buscam aí conhecimento mas re-conhecimento. Gostam/precisam de se projectar nessas fantasias, e a "data" é marginal. Conhecimento buscam nos telejornais (lideres de audiência) e por isso é tão importante informar (e formar) bem.

abraço, Claudio

MRF disse...

os "data" :)

martelo disse...

através dessa coisa "fascinante" que são as telenovelas aprende-se muito...

agora uma pausa...

é pena todo o esforço e empenho que alguns fazem por enriquecer o cérebro e depois esvai-se num pestanejar.Resta o consolo de tentar saber mais na expectativa de não se ficar eternamente ignorante...

nuvemLiLas disse...

Pois é Cláudio...e num certo país mais a sul de outro à beira-mar plantado, existe um presidente da república que sente orgulho por não ter estudado e ser "O" presidente...
Teu post bem que poderia ser sobre este tal "senhor"...brincadeira!
E eu, continuo rezando...