sexta-feira, dezembro 02, 2005

Aumentos

Aumentam as taxas de juro na União Europeia! Bom sinal, segundo parece. Significa que o valor do dinheiro aumenta, o que, pela simples lei da oferta e procura, equivalerá a um maior entusiasmo na aquisição desse dinheiro. Mais malta a querer empréstimos, para investir, para formar empresas, para comprar casas e carros, em suma e repito-me: Um bom sinal.

Como Portugal faz parte da dita União Europeia, também por cá se tornará mais caro o dinheiro. Mas onde estão as novas empresas? Onde está a corrida ao dinheiro para carros e casas? No entanto, não há que desanimar: faltam-nos esses pormenores, mas o aumento da taxa já cá canta. Para citar a infinita sabedoria popular: "Uns bebem o vinho, os outros apanham a bubadeira!"

8 comentários:

CMF disse...

Cláudio, já foste à caixa de correio do Meia Livraria?

JL disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
JL disse...

O princípio que leva à subida do dinheiro não é esse, Cláudio. É precisamente o oposto.
O dinheiro fica mais caro para abrandar o seu consumo. E é por causa do aumento de consumo e, por relação, o aumento da inflacção que o preço do dinheiro sobe.
O objectivo é diminuir a procura. Por norma essa atitude económica toma-se quando a economia está numa fase de franca expansão. O BCE acredita que a retoma está aí, ao virar da esquina, e por isso refreia já a procura para não haver o risco da inflacção aumentar e colocar em risco a própria retoma. No fundo, isto não passa de uma pescadinha de rabo na boca!

spirito disse...

O que eu ainda não consegui perceber é porque é que sendo o mercado autocontrolado para a maior parte dos parâmetros económicos envolvidos na vida das pessoas, porque terá que haver um controlo das taxas de juro a partir de entidades definidas e pelos vistos definitivas, como o BCE e a Reserva Federal Norte Americana.

Deixemos correr o marfim ao sabor das "tendências" do sacrossanto mercado, para vermos onde é que isto vai dar, qual é o valor real do capitalismo selvagem.

Mas, de qualquer modo, este aumento não é assustador para a maior parte dos europeus endividados, ainda não.

Cris(nuvemLiLas) disse...

Touché! Boa crítica! Gostei!

Anónimo disse...

Well done!
[url=http://xhbigzev.com/unlq/ufrk.html]My homepage[/url] | [url=http://vzrjukjh.com/wipr/ootf.html]Cool site[/url]

Anónimo disse...

Well done!
My homepage | Please visit

Anónimo disse...

Nice site!
http://xhbigzev.com/unlq/ufrk.html | http://qrxkjnbb.com/jihi/ibbo.html