terça-feira, abril 24, 2007

O Grande Líder Pinto da Costa

Ontem comemorou-se o vigésimo quinto aniversário da Serena Liderança do Grande Timoneiro Pinto da Costa, Líder Adorado do FCP. Uma marca espantosa, cheia de títulos, centenas ou mesmo milhares, que a todo o Mundo levaram o nome do FCP e o do seu Amado Pastor.

Se aos 25 anos que leva Pinto da Costa de presidência do FCP somarmos os 20 que já detinha como dirigente no clube, obtemos o bonito resultado de 45 anos de poder! Poucos homens se comparam ao entronizado Pinto da Costa. Apenas o Grande Português Salazar (1932-1968), o espanhol Franco (1939-1975), o mongol Choibalsan (1921-1952), Mobutu Sese Seko (1965-1997) e o inefável etíope Hailé Selassié "Ras Tafari" (1930-1936 e 1941-1974) se podem medir com Jorge Nuno. Mas para que se faça inteira justiça, nenhum desses nomes iguala em luminosidade o Líder do Norte. Com efeito, em minha opinião, só Kim Il-Sung (1948-1994) conseguiu atingir o nível de unanimidade e prestígio que o Poeta do Futebol e Grande Açambarcador de Títulos Pinto da Costa indiscutivelmente possui.

São notáveis as semelhanças entre Kim Il-Sung e Jorge Nuno Pinto da Costa.


Para trás ficam nomes como Hitler, Pol Pot, Mussolini, Enver Hoxha e Rafael Trujillo. Mesmo Pinochet e Ho Chi Min nada foram quando medidos ao lado de Jorge Nuno.

Por tudo isso, deixa o Meia Livraria aqui uma sentida homenagem ao Presidente Iluminado do Futebol Clube do Porto e um alerta: Jorge Nuno! Cuidado com Fidel Castro e Omar Bongo do Gabão. Ainda estão no activo e têm algum avanço. Que Deus lhe dê muita saúde para esta corrida e... continuação!

18 comentários:

JCNunes disse...

Como simples simpatizante (não-sócio) do Porto gosto de ver o clube ganhar. Portanto, concordando mais ou menos com algumas atitudes de Pinto da Costa, é impossível não ser simpatizante dele.

Os 44 troféus e a marca de prestígio que o FCP tem hoje são indiscutivelmente resultado destes 45 anos!

Cláudio disse...

Eu acho que o Pinto da Costa é um preço alto para tanto troféu... ou não?

asn disse...

Viva o Porto. A cidade é linda, o Douro é fantástico, lá vivi até aos 8 anos, depois de 1963 a 1965.
Mas não quero apreciar as vitórias do FCP sobre o SLB.
Jamais.
Pinto da Costa! Homem esperto, batalhador, aproveitou bem a oportunidade que teve de se ligar a uma instituição de grande dimensão...
Mas, sou de opinião que os mandatos à frente de instituições, por eleição, só 3 no máximo.
António

Eufrázio Filipe disse...

Pois pois - o país é mesmo pequeno.São mais sombras do que luzes.

Cláudio disse...

Concordo com o asn... mas sendo o FCP coisa privada, enfim, os de lá é que sabem. Ainda que denuncie uma patologia comum no Norte do país (também há a Sul, mas menos): o caciquismo galopante.

Cláudio disse...

Fabulosa observação a do amigo eufrázio!

maria_arvore disse...

Na minha modesta opinião, esse Grande Timoneiro já merecia uma ilha. ;)

sofialisboa disse...

não reisiti a ver o teu comentário no blog das minisaias... hihihih tive que vir ver sofialisboa

Papoila disse...

Esta comparação do Jorge Nuno a todos estes está divina...
eheheheh...
"Basa" que sou "tripeira" desnaturada "num" gosto do FCP...

JCNunes disse...

Tenho sérias dúvidas que o FCP tivesse conseguido tantos troféus sem o Pinto da Costa.

Comparar o Pinto da Costa com os senhores aqui referidos, ditadores e chefes de regimes e estados, terá a sua piada (esse mérito não lhe tiro...). Mas sejámos realistas, o seu exagero não nos pode levar a uma discussão séria sobre o assunto...

Por mim que venham mais 10 anos de presidência, o que em termos médios deve equivaler praí a uns 15 títulos.

:D

Manuela disse...

ó Cláudio, tem lá paciência, mas misturar o 'tio' Ho com esta canalha é que não!

Cláudio disse...

LOL Manuela!! Genial!

Cláudio disse...

jcnunes: Eu, como presidente do meu próprio clube de admiradores, congratulo-me em especial com a tirada da foto do Kim Il-Sung. Os tipos são mesmo parecidos!

Cláudio disse...

(ainda a manuela) Não sei se sabes que o tio Ho não se dava bem com o tio Sam... vê lá se ele não está atrás de ti a espreitar!

olga disse...

Sem comentários. A tua sorte é o Pinto da Costa apesar de tudo ser um nadinha diferente daqueles qu inumeraste, caso contrário estarias no teu jazigo de família ou desaparecido ou assim...

António Gouveia disse...

PC quer ser o Santiago Bernabeu do FCP. Bernabeu foi presidente do Real Madrid FC cerca de 40 anos.

Terroso disse...

Antes de mais nada gostaria de realçar a felicidade que o autor teve em escrever ou pelo menos tentou escrever sobre Jorge Nuno Pinto da Costa no dia 24 de Abril de 2007 talvez uns anos antes num qualquer outro 24 de Abril anterior a 1974 o não pudesse ter feito, assim como gostaria de ver tais ditos no país de Kim Il-Sung e concerteza que as mãozinhas que tão ligeiras foram na elaboração de tão brilhante texto estivessem hoje a fazer muita faltinha.
O "Grande Pastor" tem realmente e fundamentalmente dois grandes defeitos o 1ºque dá direito a prisão perpétua não ser do Sporting a 2º ainda mais grave com direito a pena de morte não ser do Benfica.
Em escritos anteriores verifiquei que talvez seja bom nunca ficar sempre com 33 anos e só isso pode em parte desculpar tanta infelicidade. Pinto da Costa agita as mãos com as palmas para fora mas não pode nunca ser comparado a um déspota que durante anos envangelizou e converteu seu país.
Quem escreve deve ser acometido de zelo.Para terminar e ousando pegar em palavras de Almada Negreiros AS PESSOAS QUE EU MAIS ADMIRO SÃO AQUELAS QUE NUNCA ACABAM......E afinal porque teve o autor tanto trabalho? Será que para tentar confundir a verdadeira essência da questão? Será que o patamar do F.C.Porto já não cabe neste país? É acho que tudo dado,baralhado e voltado a dar ao mesmo sempre iria dar. Saudações

RockyBalbino disse...

Ó Terroso, também recebeste "fruta" ou isso é só o complexo de inferioridade a falar?